São Jorge é conhecido por vários nomes e em quase todos os países. Ele nasceu na antiga Capadócia, hoje Turquia. Jorge foi um soldado e, por ser também cristão na época do império romano, foi torturado e morto.
Segundo a história, mesmo sendo soldado, Jorge falava sobre Jesus e com isso conseguiu atrair muitas pessoas para o cristianismo. Isso irritou profundamente o perverso imperador Diocleciano, que mandou prender Jorge e depois degolá-lo.
Não se sabe quando Jorge foi beatificado, mas o interessante é que ele ficou sendo conhecido como Santo Guerreiro e, a lenda diz que ele matou o dragão para o qual a princesa Sabra seria oferecida em sacrifício. Jorge depois se casaria com a princesa.
Sua imagem mais famosa é a que ele aparece montado em um cavalo branco atacando o dragão com sua lança. De acordo com os mais antigos as manchas na lua formam a figura de Jorge em luta com o dragão. Em algumas crenças religiosas São Jorge, seu cavalo e sua espada estão sempre prontos a socorrer quem lhes pede ajuda.
São Jorge é patrono de Moscou, Barcelona, Portugal, Inglaterra, Geórgia, Lituânia e Catalunha. Todos os citados países e cidades têm em suas bandeiras a cruz de São Jorge, que é uma cruz vermelha sobre fundo branco. Além disso o cristão guerreiro é padroeiro ( defensor ) do Escotismo e da Cavalaria do Exército Brasileiro.
Cartaz de São Jorge em luta com o dragão produzido
na Inglaterra em 1919, na Primeira Guerra Mundial
na Inglaterra em 1919, na Primeira Guerra Mundial
Nenhum comentário:
Postar um comentário