Ideias Incríveis!

Ideias Incríveis!

Translate

22 de jul. de 2012

Aqui Estou




Nesse tempo Jesus ainda não saíra da Galiléia, das margens
do lago de Genezaré, mas a nova dos seus milagres chegara
já a Sichem, cidade rica, entre vinhedos, no país de Samaria.
Ora, junto a Sichem, num casebre, vivia uma viúva, desgraçada
entre todas, e tinha um filho, doente com muita febre.
O chão miserável não era coberto nem nele havia um simples 
colchão de palha...
Na lampada de barro vermelho secara o azeite. O grão faltava
na arca, o ruído dormente do moinho doméstico cessara, e
esta era em Israel a evidência cruel de infinita miséria.
A pobre mãe, sentada ao canto, chorava, estendida sobre
seus joelhos, embrulhada em farrapos, pálida e tremendo
toda...A criança pedia-lhe, numa voz débil como um suspiro,
que lhe fosse chamar esse Rabi da Galiléia, de quem ouvira
falar junto ao poço de Jacó, que amava as crianças, nutria
as multidões e curava todos os males humanos com a carícia
das suas mãos. E a mãe dizia chorando:
- Como queres que eu te deixe, e vá procurar o Rabi
da Galiléia? Obed é rico e tem servos, eu vi-os passar, debalde
buscavam Jesus por aldeias e cidades, desde Chorazi

até ao país de Moab. Septimus é forte e tem soldados, eu
vi-os passar e perguntaram por Jesus sem o achar, desde o
Hebron até o mar. Como queres tu que eu te deixe? Jesus
está longe, a nossa dor está conosco. E sem dúvida o Rabi,
que lê nas Sinagogas os Salmos e Profetas, não escuta as queixas
de uma mãe de Samaria, que só sabe ir orar, como outrora, no alto

do monte Gerazim.
A criança, com os olhos cerrados, pálida e como morta,
murmurou o nome de Jesus, e a mãe dizia chorando:
- De que me servia, filho, partir e ir procurá-lo ? Longas 
são as estradas da Síria, curta é a piedade dos homens.
Vendo-me tão pobre e tão só, os cães viriam ladrar à porta
dos casais, de certo que Jesus morreu, e com ele morreu uma
vez mais toda a esperança dos tristes.
Pálida e desfalecida, a criança murmurou:
- Mãe, eu queria ver Jesus da Galiléia.
E logo, abrindo devagar a porta e sorrindo, Jesus disse
à criança:
- Aqui estou.                                        
                                                                Eça de Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário